Content of review 1, reviewed on October 16, 2019

NOTAS AO EDITOR

Estudo com desenho metodológico adequado, com pequenas revisões a serem realizadas. No entanto, é necessária extensa edição profissional do texto antes de sua publicação. Há vários exemplos de uso incorreto de “esse/este”, “onde”, além da existência de frases longas e gerúndios que dificultam a compreensão do texto.

QUESTÕES MAIORES RESUMO - Sugiro substituir a expressão “avaliar suas propriedades psicométricas” (no resumo e ao longo do texto) por “validar” – por coerência com o título do estudo. - Incluir resultados do pré-teste/estudo piloto no resumo.

INTRODUÇÃO A Introdução deve ser resumida e priorizar argumentos dos autores que justifiquem a escolha do SATAQ-4 frente aos outros instrumentos que avaliam as pressões socioculturais e padrões corporais (para além da justificativa apresentada no último parágrafo da Introdução).

MÉTODO - Como foram coletadas as variáveis do estudo (inclusive as variáveis do instrumento de medida): autorrelato/autoaplicação ou entrevista? - Como foram coletadas as informações do estudo piloto/pré-teste? Entrevista? Autoaplicação? Qual pergunta foi utilizada para investigar a compreensão dos itens? - Qual é a referência na qual se baseiam os autores para o critério do índice de incompreensão ≤ 20%? A referência 33 utilizada no detalhamento do pré-teste não é suficiente para explicar os métodos e critérios utilizados no estudo (linhas 147 a 151). - O preenchimento de todos os itens do questionário foi critério de inclusão ou exclusão (linhas 168 a 171)? Parece-me que foi critério de exclusão, já que alguns participantes foram excluídos do estudo por não preencherem corretamente o SATAQ-4 (linhas 179 a 181). - Quantos participantes (número e porcentagem) foram excluídos por não preencherem corretamente o SATAQ-4? A exclusão desses participantes pode ter influenciado os resultados?

RESULTADOS - Inserir número e porcentagem de participantes que não forneceram informações para cada variável da Tabela 3.

DISCUSSÃO - Como o SATAQ-4 pode ser utilizado para rastreamento de transtornos alimentares e dismórficos corporais? Esse argumento repete-se na conclusão e deve ser melhor elucidado pelos autores.

PONTOS ADICIONAIS - Sugiro substituir o termo “estudo piloto” por “pré-teste” (no resumo e ao longo do texto), de acordo com nomenclatura utilizada pela referência metodológica do estudo (Guillemin et al., 1993). - Incluir referência utilizada para os conceitos de equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual dos itens (página 4, linhas 129 e 130), já que os termos não são consensuais na literatura. - “Frente à obtenção... finalizada” (linhas 151 a 153): faz parte da seção “Resultados” - Os procedimentos de recrutamento dos estudantes (linhas 226 a 228) devem preceder o número de estudantes que concordaram em participar do estudo. - “Pode-se notar adequado ajustamento... do modelo” (linhas 283 a 286): faz parte da seção “Discussão”. - Revisar frase entre linhas 312 e 317: frase longa, de difícil compreensão. - Revisar uso excessivo de bibliografia de livros antigos, de difícil acesso ao leitor.

Source

    © 2019 the Reviewer (CC BY 4.0).

References

    Valerio, B. J., Roberto, d. S. W., Joao, M., Alvares, D. B. C. J. 2019. Cross-cultural adaptation of the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Scale-4 (SATAQ-4) applied to university students. Cadernos de Saude Publica.